Hospital São Paulo Casa de Caridade em Muriaé -MG inicia projeto para aprimorar qualidade e gestão de custos
O Hospital São Paulo Casa de Caridade em Muriaé - MG, deu um passo importante rumo à modernização e eficiência. Em parceria com o Einstein, foi iniciado um grande projeto com três focos principais de atuação: melhorar a qualidade e a segurança do atendimento, aumentar a eficiência operacional e compreender melhor os custos da instituição
O projeto começou em Junho de 2024 e deve seguir até o segundo semestre de 2025, com ações planejadas ao longo de até 36 meses
Mais segurança para os pacientes
Na frente de Qualidade e Segurança, o principal objetivo é preparar o hospital para alcançar a certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), nível 1. Isso exige organização dos processos e foco na segurança do paciente
Entre as etapas, estão o diagnóstico situacional, imersão nos critérios da ONA, criação de equipes de trabalho e acompanhamento técnico. Um dos principais desafios até o momento foi conciliar todas essas ações com o dia a dia dos profissionais, que atuam em diversas áreas do hospital, além da dificuldade de engajar toda a equipe assistencial nesse processo
Operações mais ágeis e eficientes
Na frente de Excelência Operacional, estão sendo desenvolvidos projetos com base na metodologia Lean Six Sigma, voltada à melhoria de processos. Eles têm como objetivo:
- Melhorar a ocupação do centro cirúrgico
- Reduzir o tempo de faturamento
- Diminuir o tempo de permanência dos pacientes internados
- Reduzir o tempo de espera para o atendimento de pacientes ambulatoriais
Os líderes desses projetos, profissionais que atuam no Hospital São Paulo, estão sendo acompanhados de perto, com visitas e sessões de mentoria. Um dos obstáculos tem sido a coleta de dados, pois o hospital está em processo de implantação de um novo sistema de prontuário eletrônico
Controle de custos para mais sustentabilidade
Na área de custos e despesas, o foco está em organizar melhor as informações sobre os gastos do hospital. O trabalho começou com a reestruturação dos centros de custos e análise de como os recursos são distribuídos. Depois, passou para uma análise mais profunda de duas áreas de maior custo, para entender oportunidades de otimização a manutenção ou melhoria da qualidade
Assim como nas outras frentes, o maior desafio tem sido a coleta de dados, devido a transição tecnológica em andamento
Impactos esperados
Ao final do projeto, a expectativa é que o Hospital São Paulo esteja ainda mais preparado para oferecer um atendimento de qualidade e seguro, com processos mais organizados, lideranças de alta performance e maior controle de seus custos e despesas. Isso representa não só ganhos para a organização, mas, principalmente, para os pacientes, que poderão contar com um serviço ainda mais ágil, seguro e eficiente
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